domingo, 24 de junho de 2012

Paraguai é isolado do Mercosul e da Unasul


 Ao centro, Fernando Lugo, ex-presidente do Paraguai, no Palácio Presidencial
Os países que integram o Mercosul e a Unasul, entre eles o Brasil, cogitam suspender o Paraguai de órgão multilaterais, até as eleições presidenciais previstas para abril do ano que vem, como uma forma de punição, devido ao impeachment do presidente Fernando Lugo.

Ocorrerá um debate sobre o caso, no próximo final de semana, na Argentina, em uma reunião do Mercosul. Os países vizinhos querem desencorajar processos semelhantes em outros parceiros da região

O embaixador brasileiro que está em Assunção, capital do Paraguai, foi chamado de volta ao Brasil para consultas e não deve retornar ao Paraguai. A Argentina, também anunciou a retirada de seu embaixador, até que seja restabelecida a ordem democrática. 

Devido à usina hidrelétrica binacional de Itaipu, o Brasil nãocomperá completamente suas relações com o país.

O Novo predidente, Frederico Franco afirma que não houve golpe, nem quebra institucional. E que será retomado o contato com os países, para esclarecer a situação.

Frederico Franco, atual predidente do Paraguai
  Após a destituição, a favor de Fernando Lugo foi criado um movimento social, que une partidos políticos de esquerda e centro-esquerda a “frente em desefa da democracia”, que controlará todas as ações populares contra o novo governo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário