domingo, 24 de junho de 2012

Grupos de mulheres protestam contra a Eurocopa 2012




Fundado em 2008, por Anna Hutsol, o FEMEN, grupo de mulheres que fazem protesto contra o turismo sexual, se manifestaram horas antes do início da partida entre Inglaterra e Itália, em Kiev, na Ucrânia, sede da Eurocopa-2012.

Elas protestam desde 2010, contra o que acreditam ser uma exploração organizada de mulheres contratadas para se prostituírem, entres os milhares de torcedores que visitam o país na época dos jogos.

Que esse problema existe, é inegável. Há um mapa de Kiev, entregue aos turistas, onde é exibido 5 anúncios de massagens eróticas e clubes para homens.

Segundo uma das ativitas, “Na Ucrânia existe muitas mulheres bonitas, pobres e sem perspectiva de encontrar empregos, o que as tornam vulneráveis à exploração. Anúncios oferecem trabalhos de massagistas e dançarinas, mas todos sabem que se trata de prostituição. O que tecnicamente na Ucrânia, é ilegal”.



Ela relata, também, que as mulheres do FEMEM se manifestam com os seios à mostra, como forma de chamar atenção. “Todos estão acostumados a ver o corpo feminino em revistas, cartazes e em propagandas de TV. O diferente e usar o corpo feminino, não para vender algo, e sim, passar uma ideia. Há inclusive, uma brasileira que participa das manifestações”, comenta a ativista.

A Eurocopa é o 3° maior evento esportivo do mundo, e os ucranianos aproveitam os holofotes, para chamar atenção aos problemas sociais e políticos do país. Esse evento se tornou um instrumento, que permitiu uma crítica coletiva ao governo Ucraniano.

Para visualizar mais fotos da manifestação, Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário